Consulta de Protocolo


Nenhum protocolo encontrado!
  .

Ao ser protocolado, o seu documento inicia um caminho pelos setores do Cartório, sendo em cada um realizada uma etapa necessária ao ato praticado. Há sucessivas revisões e análises, para garantir a segurança jurídica do seu ato. Isso é necessário pois o ato praticado pelo Cartório ganha força de presunção de legalidade, gerando importantes efeitos jurídicos, e devem, portanto, preencher os requisitos legais necessários.

.

Fases pelas quais o título normalmente passa:

Capturar

Apenas após a fase FINALIZADO o documento estará pronto, e será enviada mensagem ao celular e email cadastrados pelo apresentante no momento do protocolo.

.

Explicação das fases:

O documento inicia seu caminho na fase “Recepção”.

Logo depois, vem a fase “Analisado”, a qual significa que foi analisado e, se não houver exigência nesse momento, provavelmente todos os requisitos para o ato foram cumpridos. Mas ainda serão realizadas mais revisões no caminho do protocolo.

Feita a análise, passamos à “busca” em nossos arquivos para juntar ao protocolo a matrícula pertinente ao imóvel objeto do ato, e aferimos se há indisponibilidade relacionada aos proprietários, quando, então, é inserido o andamento “Busca Concluída”.

“Indicação” significa que o sistema informatizado da serventia foi alimentado com os cadastros dos dados do documento.

Após, o documento vai para o setor de Registro, onde o ato é redigido e o andamento é atualizado para “Executado”.

Depois, o documento vai ao setor específico de Revisão, no qual, além de revisado, ocorre realmente o registro e é gerado o selo digital que assegurará a autenticidade do ato praticado mediante consulta no site do Tribunal de Justiça ou no nosso link “Consulta de Selos”. Após revisado, os andamento atualizados são de “Registro” e o de “Revisão e Selo”.

Posteriormente, o documento será novamente conferido pelo escrevente e assinado, sendo levado à digitalização. Após isso, o andamento mostrado será o “Digitalizado”.

Após nova revisão é dado o andamento “Finalizado”, quando o documento está pronto para ser retirado pelo interessado. Neste momento, o apresentante do título receberá uma mensagem SMS no telefone celular e/ou email informando que o documento está pronto para retirada. Por isso é importante que o apresentante informe corretamente um número de telefone celular e email no momento do protocolo.

Caso no andamento haja a fase “Exigência” significa que falta algum requisito para o ato pretendido, devendo o interessado providenciar os documentos faltantes. Neste caso também será enviada mensagem SMS e email ao interessado, informando-o.

A fase “Avisado” ocorre quando há alguma pendência da qual o interessado já foi informado ou, ainda, se houve algum incidente durante o protocolo que impede a continuidade do andamento.

O tempo que transcorre entre uma fase e outra é variável conforme a complexidade do documento e o volume de serviço no momento.