Objetivos do Desenvolvimento Social
O 4º Registro de Imóveis de Goiânia tem sempre em sua pauta a adoção de atitudes consentâneas com o desenvolvimento sustentável que deve ser objetivado por todos os componentes de nossa sociedade. Inclusive diante da terrível pandemia pelo qual passamos, a serventia vem se adaptando e também sempre harmonizando suas decisões com a necessária prevenção de saúde ora mais exigida. Estamos, assim atendendo as diretrizes dos seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável:
→ Saúde e Bem-estar: Incentiva comportamentos saudáveis entre seus públicos e melhora o acesso de seus colaboradores aos cuidados com a saúde. Para os usuários foi dada grande ênfase no atendimento à distância, pela internet, e entrega dos serviços também por esse canal. Passou-se a expedir certidões apenas de forma digital, para que os usuários não precisem se deslocar e vir fisicamente às dependências do cartório. Aos que precisam vir, é feito agendamento para evitar aglomeração, e há disponibilização de álcool e higienização freqüente da recepção, e obrigatoriedade do uso de máscaras. Quanto aos colaboradores, o cartório lhes oferece diversos benefícios relacionados ao tema, tais como plano de saúde e odontológico, participação no chamado projeto “Vida Saudável” (acompanhamento com uma personal trainer com o intuito de reeducação alimentar e prática de exercícios físicos). Foram tomadas medidas em meio à pandemia visando a segurança e saúde, tanto dos colaboradores, quanto dos clientes, com a implementação de medias como: instalação de proteções de acrílico nos guichês de atendimento, parte da equipe em teletrabalho e com jornada reduzida para evitar aglomerações, utilização de álcool liquido 70% para a higienização do setor de trabalho e do álcool em gel para a higienização das mãos, fornecimento de máscaras de tecido a todos os colaboradores da serventia, implementado o acesso à serventia através de reconhecimento facial, evitando assim maiores contatos na digitação de senhas ou digitais, etc.
→ Educação de qualidade: Assegura que os funcionários de suas operações diretas e da cadeia de fornecimento tenham acesso a treinamento profissional e oportunidades de aprendizagem. O Cartório contribui com cursos e treinamentos realizados na serventia, além de fornecer incentivos pecuniários para pós-graduação e benefício para quem tem curso superior completo, além de admitir estagiários e incentivá-los a aprender novas funções, e sempre adequando os seus horários da melhor forma para que continuem produtivamente os estudos. Também contrata dois menores aprendizes que são preparados para o mercado de trabalho, sendo, por vezes, contratados ao final desse período.
→ Igualdade de Gênero: Trata mulheres e homens de forma justa, com oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação de cargos e salários. Respeita e apoia os direitos humanos e combate toda e qualquer discriminação à diversidade. A administração do cartório possui postura séria, havendo homens e mulheres em diversas funções iguais, com os mesmos benefícios, segundo tempo de trabalho, qualificação adquirida e função exercida. O cartório repudia qualquer tipo de descriminação. Atualmente nossa serventia conta com a colaboração de 25 mulheres e 25 homens.
→ Trabalho decente e crescimento econômico: Garante condições de trabalho decente para funcionários em toda a sua operação e na cadeia de negócios e suprimentos. Cria empregos decentes e formais em setores intensivos em mão de obra. Educa e treina para o trabalho. O cartório investe em equipamentos atualizados fazendo uso da tecnologia mais moderna possível. O ambiente de trabalho e móveis utilizados objetivam sempre o maior conforto para os colaboradores. Há ambiente próprio para refeições, descanso e até para divertirem-se em jogo eletrônico, para terem momento de confraternização. Há treinamento para que o trabalho ocorra da forma mais eficiente possível, gerando repercussão positiva econômica para os usuários.
→ Indústria, Inovação e Infra-estrutura: Investe em tecnologia para criar produtos, serviços e modelos de negócios que promovam uma infraestrutura sustentável, moderna e resiliente. O cartório adota a mais moderna tecnologia nos seus serviços, com amplo investimento em equipamentos necessários (computadores, monitores, impressoras, servidores, softwares, e acessórios de informática) para a prestação de serviço eficiente. Implementou a emissão de certidões com assinatura eletrônica de maneira 100% digital, não sendo mais necessário o deslocamento até o cartório para a solicitação e retirada de certidões. Há segurança, com backups constantes, na preservação do arquivo digital. Quanto ao descarte de materiais utilizados, o cartório realiza a separação dos lixos recicláveis e faz doação para cooperativa que os destina a novos usos.
→ Consumo e produção responsáveis: Desenvolve, implementa e compartilha soluções para rastrear e divulgar a procedência de seus produtos, informar o consumidor por meio de políticas de rotulagem e monitora a eficácia dessa ação buscando o desenvolvimento da consciência ambiental e social na sociedade. O cartório possui diversos canais para a interação do usuário. Site, whatsapp, email, redes sociais e telefone são as formas de contato pela internet. O usuário pode obter facilmente esclarecimentos sobre os serviços por esses canais Há canal específico de ouvidoria, além da divulgação de contado da ouvidoria do SINOREG (Sindicato da classe) e Corregedoria de Justiça.
→ Paz, justiça e instituições eficazes: Identifica e toma medidas eficazes contra a corrupção e a violência, nas suas próprias operações e nas de sua cadeia de abastecimento. O cartório possui um conjunto de disciplinas a fim de se fazer cumprir as normas legais e regulamentares (compliance), possuindo uma normativa interna que busca esclarecer toda e qualquer dúvida a respeito dos fatos. Além disso, atua fornecendo importantes informações aos mais variados órgãos públicos, como Judiciário, Receita Federal do Brasil, Ministério Público, Procuradorias diversas, etc.
→ Parcerias e meios de implementação: Atua em conjunto com o governo e sociedade civil em prol dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentável. A serventia está sempre presente em diversos projetos sociais, realizando campanhas, tais como o janeiro branco, novembro azul, outubro rosa, e ainda o projeto de horta comunitária, etc. Todas as ações são repassadas ao público através do site e são coladas no mural do atendimento.